Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

AGENDA CULTURAL DO IGHB

14/11/2016

 

 

 

 

 

A responsável pelo setor de Obras Raras da Biblioteca Nacional e uma das maiores especialistas do país, Ana Virgínia Pinheiro, estará em Salvador, dias 17 e 18 de novembro para coordenar a oficina “Livro Raro: formação e gestão de coleções bibliográficas especiais”. O encontro acontece no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (Piedade), das 14h às 18h, com o objetivo de discutir o conceito de livro antigo, raro, único e precioso, como item patrimonial ou como parte de coleções bibliográficas especiais de memória. A taxa de inscrição é 100 reais e pode ser feita no link http://www.ighb.org.br/inscricoes

 

Em homenagem ao Novembro Negro, período emblemático de mobilizações pelo combate ao racismo, garantia e ampliação dos direitos da população negra, o IGHB promove dois encontros. O primeiro é a palestra: “A presença histórica da mulher negra na Bahia do século XIX”, que será pronunciada pela acadêmica e professora Yeda Pessoa de Castro, dia 22 de novembro, às 18h.

O segundo, dia 28, das 14h às 17h, será o seminário “Patrimônio Cultural Afrobrasileiro”. A iniciativa vai destacar as várias manifestações culturais afro-brasileiras e a sua presença na língua, culinária, religião, moda, música e artes, que serão abordadas pelo historiador Jaime Nascimento, mestre em educação Taata Anselmo e a professora Ana Góis.

 

“O quê que a Bahia tinha!?” é o tema do seminário que acontece dia 29 de novembro, das 14h às 19h, com o apoio da Associação Baiana de Imprensa.  Coordenado pelo jornalista Luís Guilherme Pontes Tavares, o encontro vai reunir artistas e intelectuais baianos, como Waltinho Queiroz, Armando Avena, Aninha Franco, Dimitri Ganzelevitch, Dóris Pinheiro, Edivaldo Boaventura, José de Jesus Barreto, Luiz Américo Lisboa Junior e Paulo Ormindo de Azevedo. Os convidados debaterão temas como: a fuga de capitais da Bahia; a descaracterização e/ou releitura das receitas baianas; a arte e o artesanato baiano; a indústria da moda na Bahia; a inteligência baiana; as profissões que desapareceram e aquelas que surgiram; a música baiana e o patrimônio arquitetônico que se destaca em território baiano. O evento terá música ao vivo e é aberto a comunidade baiana.

 

Na quarta, 30 de novembro, das 15h às 17h, será realizado o “Seminário Literatura e História”. Coordenado pelo jornalista Carlos Eugênio Junqueira Ayres vai reunir os jornalistas Ruy Espinheira Filho, Florisvaldo Mattos
 e Carlos Barbosa que falarão, respectivamente, sobre os temas: «Temática Histórica na Literatura Brasileira no século XX»; «A Geração Mapa da Bahia»
e «O Rio São Francisco e a Literatura», com entrada franqueada ao público.

 

Dois cursos coordenados pelo geólogo e historiador Rubens Antonio ocorrerão em Feira de Santana e Salvador, com o apoio do IGHB e diversas instituições. O primeiro será dias 26 e 27 de novembro, das 8h às 17h, na Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, com o tema “O Cangaço na Bahia”. Já o segundo debaterá “A História da Arte – emoção e razão: da pré-história à atualidade”, de 12 a 15 de dezembro, das 18h30 às 21h, no auditório do Instituto. Os links para as inscrições são:

Cangaço - https://www.sympla.com.br/curso--cangaco-na-bahia__94669

História da Arte - https://www.sympla.com.br/historia-da-arte-emocao-e-razao-da-pre-historia-a-atualidade__101499#

 

 

SOBRE O IGHB:

Fundado em 13 de maio de 1894, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é a entidade cultural mais antiga do Estado é também conhecida como a “Casa da Bahia”. É uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). 

 

 

SERVIÇO

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade

Salvador – BA

71 3329 4463 e 999745858 (assessoria)

www.ighb.org.br

 

Foto: Secult-BA

 

 

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h