Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

150 ANOS DO NASCIMENTO DE EUCLIDES DA CUNHA É TEMA DE MESA REDONDA NO IGHB, DIA 16 DE AGOSTO

04/08/2016

Uma mesa redonda no IGHB, dia 16 de agosto, às 17h, prestará uma homenagem aos 150 anos do nascimento de Euclides da Cunha. O encontro será coordenado por Lamartine Lima, com participações dos especialistas Oleone Fonseca, Jose Carlos Santana e José Dionísio Nóbrega.

 

Um dos temas a serem debatidos por Oleone Fontes é ’Euclydes da Cunha Nos Jornais Da Bahia’’. O escritor tratará das reportagens veiculadas nos diários da Cidade do Salvador, contando da chegada de Euclydes da Cunha à Bahia, sua permanência e os contatos pessoais, visitas ao Governador do Estado e aos locais onde se encontravam os feridos na Guerra Sertaneja.

Para falar sobre “Euclydes da Cunha e a tragédia da Piedade”, Lamartine Lima cuidará dos traços predominantes da personalidade e do temperamento de Euclydes da Cunha, sua história de vida social e profissional, os antecedentes e o desenvolvimento das situações até a precipitação dos fatos que culminaram no trágico incidente acontecido na estrada de Santa Cruz, no arrabalde da Piedade, no Rio de Janeiro.

No evento serão expostos documentos relacionados a Euclides da Cunha e pertencentes ao acervo do IGHB, como a mesa onde foram escritas os primeiros artigos sobre a Campanha de Canudos.

A entrada é gratuita. Mais informações no site www.ighb.org.br ou sede do IGHB - Avenida Joana Angélica, 43, Piedade, e tel. 71 3329 4463 (das 13h às 18h). 

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

 

 

 

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h