Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

Seminário comemora 100 anos do 5º Congresso Brazileiro de Geographia

22/06/2016

 

O Seminário Comemorativo aos Cem Anos do 5º Congresso Brazileiro de Geographia – Salvador, 1916 será realizado no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia nos dias 5 e 6 de setembro. A proposta do encontro é debater alguns dos antecedentes político-institucionais mais relevantes e seus desdobramentos na conformação da ciência geográfica na Bahia e no Brasil, expondo as bases teórico-epistemológicas das pesquisas e do ensino da disciplina nas duas primeiras décadas do século XX. 

 

O 5º Congresso Brazileiro de Geographia se insere no âmbito de oito congressos patrocinados pela Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, realizados em diferentes cidades, no período da República Velha (1889-1930). Entre os oito congressos, o de Salvador, em 1916, foi o mais expressivo em número de participantes, trabalhos apresentados e páginas publicadas. 

 

Na capital baiana contou ainda com mais adesões do que os dois congressos internacionais que lhe antecederam, o de Genebra e o de Roma, tornando-se um marco na história da Geografia. Entre as muitas contribuições do evento à Geografia no Brasil, estão o pioneirismo na introdução de um método científico na ciência geográfica e os debates em torno da revisão e normatização do ensino da ciência. 

 

A comemoração dos cem anos do 5º Congresso Brazileiro de Geographia se propõe a reforçar o elo entre as diferentes gerações de geógrafos e fortalecer o debate sobre os aportes teórico-epistemológicos passados, presentes e que se apresentam como perspectivas futuras.   

 

O evento é promovido pelo IGHB em parceria com o Departamento de Geografia do IFBA e tem apoio da Ufba e SEI.

 

Inscrições clique aqui

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h