Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

IGHB E CASA DE CULTURA CAROLINA TABOADA PROMOVEM O LANÇAMENTO DO LIVRO '2 DE JULHO, INDEPENDÊNCIA DA BAHIA E DO BRASIL' NESTA SEGUNDA(20), ÀS 8H30

15/06/2016

 


Nesta segunda-feira (20 de junho), às 8h30, com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e a Casa de Cultura Carolina Taboada promovem o lançamento do livro '2 DE JULHO, INDEPENDÊNCIA DA BAHIA E DO BRASIL', de autoria dos escritores Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior e Ubaldo Marques Porto Filho. 

De acordo com o presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro, a publicação é duplamente comemorada no Instituto, já que a Casa da Bahia é responsável pelos símbolos maiores da verdadeira Independência do Brasil (os carros do Caboclo e da Cabocla), bem como pelo Pavilhão 2 de Julho (no Largo da Lapinha) e pelas festividades do 2 de Julho. “Esta obra chega no mesmo instante em que o governador da Bahia, Rui Costa, por nossa expressa solicitação, em pronunciamento na Lapinha, no dia 2 de julho de 2015, determinou um estudo para o retorno do ensino da História da Bahia na matriz curricular do ensino público estadual, o qual deve ser ampliado para toda a rede pública e privada, onde o presente livro muito poderá contribuir”.

O autor do prefácio, Nelson Almeida Taboada, presidente da Casa de Cultura Carolina Taboada, patrocinadora do livro, chamou a atenção para o resgate da importância do 2 de Julho para a historiografia baiana e nacional. “Infelizmente, o 2 de Julho é pouco valorizado na própria Bahia e muito mal divulgado no Brasil. Urge um resgate da sua relevância em termos de material informativo, destinado principalmente às classes docente e discente, para que as novas gerações tomem conhecimento das lutas da Independência na Bahia, a avalista da completa Independência do Brasil”.

O livro será distribuído gratuitamente no dia no dia do lançamento. Mais informações no sitewww.ighb.org.br

Sobre a publicação: Formato 17x24cm, com 144 páginas em papel de qualidade superior, o couchê, o livro é bem ilustrado e foi concebido com um conteúdo voltado aos professores de História e à classe estudantil. A distribuição será gratuita. 

Sobre os autores:
Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior
Nascido em Salvador, graduado em História pela Universidade Federal da Bahia, Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior é mestre em História e professor universitário. Trabalhou como historiador e pesquisador no Arquivo Público do Estado, Fundação Pedro Calmon (Centro de Memória da Bahia) e no Museu de Arte da Bahia. É especialista no desenvolvimento de projetos nos setores da genealogia, história da vida privada, história social, história da Bahia, história política da Bahia, arquivos privados, patrimônio histórico, memória e educação. 

Ubaldo Marques Porto Filho 
Nascido em Salvador, diplomado em administração de empresas pela Universidade Federal da Bahia, Ubaldo Marques Porto Filho possui dezenas de trabalhos nas temáticas em que é especialista: Era Vargas, Segunda Guerra Mundial, historiografias do Recôncavo, da Estrada Real da Bahia, do Turismo na Bahia, da Indústria dos Charutos e biografias empresariais, familiares e de personagens históricos. Das 27 obras editadas, 14 estão relacionadas ao Rio Vermelho, local da chegada, em 1509, de Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru. 

Tema da capa do livro editado pela Casa de Cultura Carolina Taboada: Chegada do Exército Libertador a Salvador, pela Estrada das Boiadas, no dia 2 de julho de 1823, numa ilustração por Rick Nunes e Ademir Leal. 

Fundado em 13 de maio de 1894, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é a entidade cultural mais antiga do Estado, com 122 anos de funcionamento ininterrupto, e uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). 

SERVIÇO 
20 de junho de 2016, às 8h30
Lançamento do livro 
'2 DE JULHO, INDEPENDÊNCIA DA BAHIA E DO BRASIL'
IGHB – Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade
Assessoria: 71 3329 4463/99745858 – Cleide Nunes
Distribuição gratuita da publicação

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h