IGHB inicia restauração de acervo da sala Dom Pedro II
- IGHB Bahia
- 13 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

Quase 5000 mil objetos da Sala Dom Pedro II vem sendo restaurados por estudantes de Museologia da Ufba, coordenados pela professora Heloisa Helena Costa. A ação integra o projeto Masterplan, que prevê a recuperação física e do acervo do IGHB, através de captação de recursos via Lei Rouanet (de incentivo a cultura). O trabalho, iniciado em setembro do ano passado, inclui higienização mecânica das peças, levantamento documental, tratamento arquivístico, classificação e inventário das obras do acervo artístico (telas a óleo, esculturas, desenhos a bico de pena, condecorações); acervo histórico (documentos originais e jornais de época referentes à Independência da Bahia e do Brasil, da Guerra do Paraguai e de outros movimentos políticos regionais; armas brancas, de fogo; artefatos indígenas; bandeiras); acervo de artes decorativas (mobiliário civil e sacro; moedas, medalhas; fotografias, porcelanas, cristais e opalinas, entre outros pequenos objetos que retratam ofícios e profissões), todos esses fazendo parte do conjunto das coleções do Instituto.
Para o presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro, a execução do projeto Masterplan irá tornar a Casa da Bahia uma instituição cultural autosustentável. “O nosso objetivo é realizar obras de preservação e divulgação do acervo (biblioteca, hemeroteca, mobiliário), ou seja, a sua recuperação física e intelectual. O IGHB será um centro de referência cultural e social da Bahia”.
Além das obras da sede, o projeto também engloba a recuperação do prédio do antigo Senado Estadual e da Casa situada a Rua Teixeira de Freitas, 50, esta que será denominada “Pavilhão Consuelo Pondé de Sena”. O presidente ressalta que o projeto conta o apoio significativo do grupo empresarial do Estado, sob a responsabilidade de uma equipe multidisciplinar, coordenada pelo arquiteto Luiz Humberto Carvalho, envolvendo projetos de recuperação estrutural, arquitetura, arquitetura de interior, acústica, luminotécnica, programação visual, climatização e instalações elétricas, hidrossanitárias, telefônica, lógica, segurança e incêndio e museologia.
Alguns números do acervo: 1392 moedas e condecorações, 75 telas, 27 peças de mobiliário, 24 broches, 23 miniaturas (bustos), 8 peças de louça, 7 bandeiras, 5 álbuns de fotografia, dentre outros.
Comments