MISSA DE UM ANO DO FALECIMENTO DA HISTORIADORA CONSUELO PONDÉ DE SENA ACONTECE NESTE SÁBADO (14) NO
A missa de um ano do falecimento da ex-presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Consuelo Pondé de Sena, vai acontecer neste sábado (14 de maio), às 9h, no Mosteiro de São Bento. O templo religioso abriga os restos mortais da professora e de seu esposo, o médico Plínio Garcez de Sena, ao lado de D. Basílio, seu primo.
A historiadora e acadêmica faleceu aos 82 anos, no dia 14 de maio de 2015. Desde então, diversas homenagens lhe foram prestadas, em reverência a sua trajetória pela preservação cultural do Estado, a exemplos dos festejos do 2 de Julho (como Guerreira da Independência), e da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (Fundação Pedro Calmon/Secult-BA), os 121 anos de fundação do IGHB, além de sessões solenes em todo o Brasil e publicações de artigos e discursos.
“A nós, descendentes diretos de Consuelo Pondé de Sena, cabe-nos saudar em sua memória nossos familiares, seus alunos, colegas da Ufba, membros e diretoria do IGHB, Associação Baiana de Imprensa, confrades e confreiras da Academia de Letras da Bahia e os que com ela conviveram. Cientes da dor de sua falta, temos por alento sua lembrança eterna, objetivo desta missa”, agradece a assistente social, Maria Luiza Pondé, filha da homenageada.
Biografia - Consuelo Pondé de Sena presidiu o IGHB por 19 anos. Durante 31 anos, foi professora de Tupi, do Departamento de Antropologia da Ufba. Assumiu o Centro de Estudos Baianos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Foi diretora da Casa de Rui Barbosa da ABI, e do Arquivo Público do Estado. Escreveu os livros: Trajetória Histórica de Juazeiro, em colaboração com Angelina Garcez (1992), Cortes no Tempo (crônicas), A Hidranja azul e o Cravo vermelho (crônicas), Bernardino de Souza: vida e obra(2010) e No insondável tempo (2013). Articulista dos jornais Tribuna da Bahia e A Tarde, era membro de dezenas de instituições culturais no Brasil e no exterior. Coordenou e presidiu vários encontros ligados à história, geografia e ciências afins. Foi eleita para a Cadeira nº. 28 da Academia de Letras da Bahia, em 2002.
Deixou quatro filhos: Maíra Pondé de Sena (psicóloga), Maria Luiza Pondé de Sena (assistente social), Eduardo Pondé de Sena (psiquiatra), Maurício Pondé de Sena (administrador); quatro netos e três bisnetos.
SERVIÇO
Missa de um ano do falecimento de Consuelo Pondé de Sena
14 de maio de 2016, às 9h
Mosteiro de São Bento
Informações: 71 3329 4463/6336
www.ighb.org.br