Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

LIVRO SOBRE A VIDA E OBRA DE JOSÉ JOAQUIM SEABRA SERÁ LANÇADO NO INSTITUTO HISTÓRICO NESTA QUINTA (12 DE NOV)

09/11/2015

 

 

A segunda edição do livro JOSÉ JOAQUIM SEABRA, sua vida, suas obras, de autoria do desembargador Edilton Meirelles, será lançada nesta quinta-feira (12 de novembro), às 17h, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (uma das 15 instituições apoiadas pelo programa de Ações Continuadas, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

 

Editado pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, o livro foi apresentado, originalmente, como um dos três trabalhos que concorreram ao Prêmio J.J. Seabra, concurso de monografias promovido pela Fundação Pedro Calmon, em 1988. Em sua primeira edição, o trabalho foi publicado em 1989, através de convênio entre o Senado Federal e a FPC. Após 23 anos, o autor reescreveu a obra, que foi lançada pela ALBa em 2013, e reeditada em 2015.

 

“Este trabalho não é um livro de história do Brasil ou da Bahia. É uma biografia, que tem como linha condutora a vida de uma pessoa. Busca relatar a participação de Seabra nos episódios históricos mais relevantes de sua vida e que, de algum modo, interferiram no rumo de seu destino e do seu agir”, defende o autor, desembargador Edilton Meireles.

 

A publicação é também comemorativa aos 160 anos de nascimento de Seabra. Filho legítimo de J.J. Seabra e Leopoldina Alves Barbosa, seu pai era funcionário da Alfândega e a sua mãe, irmã do Almirante e Ministro da Marinha, Manuel José Alves Barbosa. Nasceu na Bahia em 21 de agosto de 1855 e faleceu no Rio de Janeiro, a 05 de dezembro de 1942. Foi Catedrático da Faculdade de Direito do Recife, Deputado baiano à Constituinte, Deputado Federal por três vezes, Ministro da Justiça no governo de Rodrigues Alves, Ministro da Viação no governo de Hermes da Fonseca, Governador da Bahia por duas vezes: de 1912 a 1916 e de 1920 a 1924. Foi também Senador Federal.

 

SOBRE O AUTOR - Edilton Meireles é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, com mestrado e doutorado pela PUC de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa. É juiz do trabalho desde 1989, atualmente ocupando o cargo de Desembargador do Trabalho TRT da 5ª Região (Bahia). Professor de Direito na Ufba e na Ucsal. É autor de diversos livros e artigos na área jurídica. Contudo, apesar de sua formação jurídica, o autor também sempre gostou de história, daí porque a autoria do presente livro.

 

SERVIÇO

Lançamento do livro: JOSÉ JOAQUIM SEABRA, sua vida, suas obras, de autoria do desembargador Edilton Meirelles

12 de novembro, às 17h, sede do IGHB – Avenida Joana Angélica, 43

www.ighb.org.br

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h