Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

IGHB celebra os 100 anos de nascimento de Jorge Calmon

13/07/2015

 

“100 anos de nascimento de Jorge Calmon” é tema de mesa redonda que acontece nesta quinta (16 de julho), às 17h, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (com apoio da Secult-BA). Durante o encontro será aberta a exposição fotográfica em homenagem ao centenário do nascimento do jornalista, professor e homem público Jorge Calmon (1915-2006), que foi presidente de honra do IGHB até o fim da vida.


Farão parte da mesa, os professores Edivaldo Boaventura (orador oficial) e Sérgio Mattos (editor da revista), Walter Pinheiro, presidente da Associação Baiana de Imprensa, e Jorge Calmon Filho, o caçula do homenageado. O evento será mediado pelo presidente do IGHB, empresário e bibliófilo Eduardo Morais de Castro.


O professor Boaventura teve longo convívio com Jorge Calmon e o substituiu na direção de A Tarde. Após o falecimento do jornalista, organizou a coletânea "Jorge Calmon, o jornalista". Já o professor e jornalista Sérgio Mattos, que trabalhou por cerca de três décadas lado a lado com Jorge Calmon em A Tarde, é autor de ensaios sobre o homenageado e a ele dedicou capa e várias páginas na revista Neon. 

Mecenas da Cultura - Doutor Jorge, como era trato por amigos, alunos e colegas, sobre quem o presidente da ABI, Walter Pinheiro, sempre acentua “que foi, sobretudo, jornalista”, é também distinguido como o último mecenas da cultura baiana. As instituições do ramo eram distinguidas por ele, com o seu apoio e aconselhamento. Fossem o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e a Academia e Letras da Bahia (ALB), as mais antigas, ou a Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU) e a Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA), assim como a Associação Comercial, a ABI, a Santa Casa de Misericórdia e muitas outros.


O jornalista Jorge Calmon, que atuou por 60 anos em A Tarde, tendo iniciado com aprendiz de repórter na década de 1930 e encerrado sua contribuição àquela empresa, fundada três anos antes de seu nascimento por Ernesto Simões Filho, como seu diretor redator-chefe. Durante muitos anos, Jorge Calmon e A Tarde estiveram tão imbricados que não era possível distinguir quando um terminava e outro tinha início. Eram uma só instituição.


Ele também foi, em paralelo à atuação jornalística, diretor da Biblioteca Pública do Estado e do Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP), deputado estadual, secretário da Justiça, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Essa Universidade o homenageou com o Título de Professor Emérito. Ele foi autor de livros de história da América, de história da Imprensa, de relatos de viagens e premiou os leitores com ensaio sobre migração do Nordeste para o Sul do Brasil, obra que ele apreciou fazer e vê-la publicada.

SERVIÇO
Mesa redonda 100 ANOS DE JORGE CALMON
16 de julho, às 17h
Sede do IGHB: Avenida Joana Angélica, 43
www.ighb.org.br
Mais informações: 71 3329 4463/6336

Foto: Jorge Calmon, pintada por Henrique Passos

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h