Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

JORNAL GRANDE BAHIA: Morre a ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia Consuelo Pondé de Sena

14/05/2015

O secretário municipal da Educação de Salvador, Guilherme Bellintani, lamentou a morte da ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IHGB), Consuelo Pondé de Sena. “A história de Consuelo Pondé faz parte da história da Educação e dos movimentos culturais de Salvador. Ela nos deixa um legado de sensibilidade, força e perseverança. Fará muita falta”, disse. A pesquisadora faleceu na manhã desta quinta-feira (14/05/2015), no Hospital Português. Consuelo estava internada desde o último dia 26 de abril, devido a complicações decorrentes de uma pneumonia.

 

Consuelo Pondé de Sena nasceu em Salvador, no dia 19 de janeiro de 1934. Casou-se com o neurologista Plínio Garcez de Sena e teve quatro filhos: Maíra Pondé de Sena, Maria Luíza Pondé de Sena, Maurício Pondé de Sena e Eduardo Pondé de Sena. Além de ex-presidente do IHGB, ela era membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH), Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, Academia Baiana de Educação e da Academia Portuguesa da História.

Prefeito lamenta morte da historiadora Consuelo Pondé de Sena 

 

O prefeito ACM Neto lamentou nesta quinta-feira (14/05/2015) a morte da historiadora Consuelo Pondé de Sena, que era presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e ocupava uma cadeira na Academia de Letras da Bahia. “Consuelo Pondé dedicou toda a sua vida para preservar a memória da Bahia, a memória de Salvador. Foi uma intelectual que esteve sempre ligada às transformações na educação e na cultura”, disse o prefeito ACM Neto. “Aos familiares e amigos da historiadora, os meus sentimentos”, concluiu o prefeito.

 

 

 

 

 

 

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h