top of page

ARATU ONLINE: Morre historiadora Consuelo Pondé aos 81 anos

Morreu na manhã desta quinta-feira (14), a professora Consuelo Pondé. A historiadora, que presidia o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), estava internada no Hospital Português e teve complicações cardíacas decorrentes de uma pneumonia.

Consuelo nasceu em Salvador, no dia 19 de janeiro de 1934, filha do médico Edístio Pondé e de Maria Carolina Montanha Pondé. Casou-se com o neurologista Plínio Garcez de Sena com quem teve quatro filhos. O velório de Consuelo Pondé será hoje, na sede do IGHB, na Avenida Sete de Setembro, Centro de Salvador. A cremação será nesta sexta-feira (15), às 11h da manhã, no Cemitério Jardim da Saudade

Segundo biografia do Instituto histórico, Consuelo cursou o mestrado de Ciências Sociais, completando os créditos em 1977, quando apresentou sua dissertação intitulada – Introdução do Estudo de Uma Comunidade do Agreste Baiano – Itapicuru – 1830-1892.

Entre os cargos administrativos ocupados, foi Chefe do Departamento de Antropologia e Etnologia da FFCH da UFBa, Diretora do Centro de Estudos Baianos da UFBa(1974-1983), Diretora da Associação Baiana de Imprensa (1984), Conselheira do Conselho Permanente da Mulher Executiva da Associação Comercial (1982), Presidenta do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, empossada em 1996, reeleita em 1998, 2000 e 2003, Membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH), Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, Academia Baiana de Educação, Academia Portuguesa da História.

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page