Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

Prazo para inscrição de trabalho no VI Congresso de História da Bahia foi prorrogado para sexta (29)

25/08/2014

 

Foi prorrogado para sexta-feira (29), o prazo para submissão de trabalhos no VI Congresso de História da Bahia. Com o tema “Festa e Comida”, o encontro acontece de 22 a 24 de setembro, no Bahia Othon Palace, e integra as comemorações dos 120 anos de fundação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Tem patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura da Prefeitura, Ucsal, além do apoio da Bahiatursa, Rádio Metrópole e Irdeb.

 

Para inscrição de trabalhos é necessário preencher o formulário, disponível no site www.ighb.org.br. Vale lembrar que basta entregar, até sexta (29), um resumo estendido da comunicação, em formato A4, espaço simples, fonte Times New Roman, além de título e autor(es). Na mesma página estão os dados bancários para o pagamento da inscrição, cujo comprovante deve ser endereçado ao ighbahia@gmail.com. As inscrições (sem apresentação de trabalhos) podem ocorrer até 20 de setembro.

 

Durante o Congresso, presidido pela historiadora Consuelo Pondé de Sena e coordenado pela professora Maria Helena Flexor, estarão reunidos estudiosos e pesquisadores de temas sobre festas e comidas, típicas da Bahia, bem como de países que tiveram contato com os portugueses, com a proposta de resgatar essas tradicionais manifestações culturais. Entre os convidados estão a pesquisadora goesa Maria de Lourdes Bravo da Costa, que vai tratar do tema “Descobrimentos portugueses e a sua influência na comida goesa” e o professor congolês Kazadi wa Mukuna, que falará sobre “A origem africana do samba: mito ou realidade?”. Em breve será divulgado o programa oficial do congresso.

 

Os Congressos: O primeiro Congresso de História da Bahia foi realizado em 1949, para comemorar os 400 anos de fundação da Cidade do Salvador. O segundo, em 1952, abordou a chegada do primeiro bispo do Brasil, D. Pero Fernandes Sardinha à Soterópolis. Em 1973, o tema da terceira edição foi a celebração dos 150 anos da Independência da Bahia. Só em 1999 teve vez do IV Congresso, comemorando os 450 anos da primeira capital do Brasil. No V Congresso, em 2001, os festejos estiveram voltados para os 500 anos da Baía de Todos os Santos.

 

Sobre o IGHB: Fundado em 13 de maio de 1894, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é a entidade cultural mais antiga do Estado. Também conhecido como a “Casa da Bahia”, possui a maior coleção de jornais, datados, desde o século XIX até a atualidade, além do maior acervo cartográfico do Estado, o que permite a sociedade conhecer a origem dos atuais 417 municípios baianos. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Theodoro Sampaio cerca de 30 mil títulos e coleções particulares estão à disposição de pesquisadores e demais interessados. No museu do IGHB há uma importante coleção de retratos, além de esculturas de bronze, mobiliário de época e peças religiosas da cultura africana na Bahia. A instituição é guardiã do Pavilhão 2 de Julho, que guarda o Caboclo e a Cabocla, comemorativo da Independência da Bahia.

 

 

Fique atento:

 

A inscrição para a participação do VI Congresso de História da Bahia deverá ser efetuada através do preenchimento do Formulário de Inscrição e pagamento da taxa no valor correspondente à data e categoria. O comprovante do depósito bancário, devidamente identificado, deverá ser enviado para ighbahia@gmail.com.

 

Dados para depósito:

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Banco Itaú /  Agência 0665 /  Conta corrente 33982-6

CNPJ 14324800-0001-72

 

Submissão de trabalhos (relacionados ao tema do Congresso)

Para seleção:

Título:

Autor(es):

Resumo estendido:

Uma folha A4, espaço simples, tipo Times New Roman

 

 

Foto: Secult-BA/Julien Karl

Please reload

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h