Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

Buscar
  • ighbahia

Livro sobre a História da Bahia Monárquica será lançado nesta sexta (23 novembro), na sede do IGHB


Livro sobre a História da Bahia Monárquica será lançado nesta sexta (23 novembro), na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia


A historiadora e professora Antonietta D´Aguiar Nunes lança, nesta sexta (23) de novembro, às 18h, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (Piedade), o livro “História da Bahia Monárquica” (Ed. Kalango).

O evento acontece durante o encerramento do curso História da Bahia 2018, promovido pelo IGHB e ministrado pela especialista nos meses de outubro e novembro (dois módulos). Trata-se de publicação que dá continuidade ao “Conhecendo a História da Bahia: da pré-história a 1815”, publicada em 2013 pela escritora.

A obra contém informações sobre a província da Bahia, enquanto Reino Unido e depois inserida no regime monárquico. Está dividida em capítulos: Sistema de Governo e economia no fim do período colonial; Brasil Reino; Luta pela expulsão dos portugueses na Bahia; Sistema escravista e suas rebeliões; Brasil Império; Abdicação e Regência; O Golpe da Maioridade e o início do Governo de D. Pedro II.

Conforme esclarece a autora, “Monarquia é uma palavra que vem do grego: monos=um, único+arkos=poder, ou seja, poder de uma única pessoa. Este sistema político se caracterizava pela centralização na pessoa do rei, que tudo decidia e ordenava sem restrições. Era um poder absoluto por não admitir nenhum limite à sua autoridade. Outras características da monarquia eram: a existência de burocracias e exércitos públicos, o enfraquecimento dos vínculos feudais e da nobreza, e a mercantilização da economia”.

O historiador Alvaro Pinto Dantas de Carvalho Jr., autor do prefácio, destaca a importância do tema. “Não é fácil um livro de síntese histórica reunir em suas páginas simultaneamente a diversidade de temas e a erudição, se tornando útil tanto para os estudiosos da área como para o público em geral... Para além dos temas clássicos e da divisão oficial da História, em reino unido, primeiro reinado, segundo reinado, o leitor terá a oportunidade de conhecer temáticas pouco estudadas e tão importantes para nossos dias atuais, como a educação na Bahia nesse período, a resistência e cultura dos afros-descendente com suas rebeliões e quilombos; bem como a questão das aldeias e terras indígenas naquele período e os estilos artísticos que criaram o rico patrimônio histórico que temos nas igrejas e monumentos da velha Bahia”.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

#photo

0 visualização