Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

Buscar
  • ighbahia

Seminário destaca a História da Bahia através do acervo do IGHB



A HISTÓRIA DA BAHIA ATRAVÉS DO ACERVO DO IGHB é tema de seminário que acontece de 29 de junho a 1º de julho, das 14h às 18h, no auditório Bernardino de Souza. A iniciativa integra a programação pelas comemorações da Independência da Bahia, além de homenagear os 122 anos de ininterruptas atividades da Casa da Bahia. A proposta do encontro é evidenciar a contribuição do Instituto para o estudo e difusão da história e ciências afins no Estado, bem como a importância do seu riquíssimo acervo para a afirmação da identidade dos baianos.

Fundado em 13 de maio de 1894, o IGHB é a entidade cultural mais antiga do Estado. Possui a maior coleção de jornais, e o maior acervo cartográfico da Bahia. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Histórico Theodoro Sampaio estão milhares de títulos e imagens à disposição do pesquisador, bem como o arquivo pessoal do seu patrono, contendo as suas “Cadernetas de Campo”. O IGHB possui riquíssimo acervo museológico, com mobiliário, telas, alfaias, armas, espadas, além de outras obras. É o guardião do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, onde estão os dois principais símbolos da maior festa cívica do país: o Caboclo e a Cabocla. A sua majestosa sede, monumento erguido para as comemorações do Centenário da Independência do Brasil na Bahia, foi justificadamente cognominada de “A Casa da Bahia”, pois o povo baiano que possibilitou os meios financeiros e materiais para a sua construção, bem como doou grande parte do acervo.

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

29 de junho – auditório Bernardino de Souza 13h30 – Credenciamento 14h - Abertura 14h10 - Conferência: O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia - Dr. Eduardo Morais de Castro, presidente do IGHB 15h - Palestra: Os Presidentes do IGHB – Prof. Edivaldo Machado Boaventura (IGHB/ALB/Ufba) 16h - Intervalo 16h15 - Mesa Redonda: Os Educadores no IGHB – Profa. Msc. Débora Kelman de Lima (Colégio da Bahia); Profa. Dra. Antonietta D'Aguiar Nunes (IGHB/Ufba) 18h – Debate 30 de junho – auditório Bernardino de Souza 14h - Palestra: A Pinacoteca do IGHB – Obras e Artistas – Prof. Dr. Luiz Freire (EBA-UFBA) 14h50 - Palestra: Palestra: O Arquivo Histórico Teodoro Sampaio – Profa. Esp. Zita Alves (IGHB) 15h40 - Debate 16h – Intervalo 16h15 - Mesa Redonda: O acervo da Biblioteca Rui Barbosa – Prof. Carlos Eugênio Junqueira Ayres; Prof. Dr. Luis Guilherme Pontes Tavares 18h – Debate 1º de julho – auditório Bernardino de Souza 14h - Palestra: Theodoro Sampaio (1855-1937) – O Sábio Negro Presidente do IGHB – Prof. Dr. José Carlos Barreto de Santana (UEFS) 14h50 – Debate 15h40 - Palestra: O Rico Mobiliário do IGHB - um patrimônio a ser preservado – Profa. Dra. Maria Helena Flexor (UFA/IGHB). 16h – Intervalo 16h15 - Palestra: O IGHB e a Epopéia do Dois de Julho – Prof. Esp. Jaime Nascimento (IGHB) 17h10 - Palestra: Projeto Masterplan - O IGHB Rumo ao Futuro – Arquiteto Luiz Humberto Carvalho (LHC Arquitetura e Design) 18h – Debate 18h30 – Encerramento

#photo

0 visualização