Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador - BA - CEP 40.050-001 Fones: (71) 3329-4463 / 3329-6336  - Email: ighbahia@gmail.com

IGHB - Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.

Buscar
  • ighbahia

IGHB inicia restauração de acervo da sala Dom Pedro II



Quase 5000 mil objetos da Sala Dom Pedro II vem sendo restaurados por estudantes de Museologia da Ufba, coordenados pela professora Heloisa Helena Costa. A ação integra o projeto Masterplan, que prevê a recuperação física e do acervo do IGHB, através de captação de recursos via Lei Rouanet (de incentivo a cultura). O trabalho, iniciado em setembro do ano passado, inclui higienização mecânica das peças, levantamento documental, tratamento arquivístico, classificação e inventário das obras do acervo artístico (telas a óleo, esculturas, desenhos a bico de pena, condecorações); acervo histórico (documentos originais e jornais de época referentes à Independência da Bahia e do Brasil, da Guerra do Paraguai e de outros movimentos políticos regionais; armas brancas, de fogo; artefatos indígenas; bandeiras); acervo de artes decorativas (mobiliário civil e sacro; moedas, medalhas; fotografias, porcelanas, cristais e opalinas, entre outros pequenos objetos que retratam ofícios e profissões), todos esses fazendo parte do conjunto das coleções do Instituto.

Para o presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro, a execução do projeto Masterplan irá tornar a Casa da Bahia uma instituição cultural autosustentável. “O nosso objetivo é realizar obras de preservação e divulgação do acervo (biblioteca, hemeroteca, mobiliário), ou seja, a sua recuperação física e intelectual. O IGHB será um centro de referência cultural e social da Bahia”.

Além das obras da sede, o projeto também engloba a recuperação do prédio do antigo Senado Estadual e da Casa situada a Rua Teixeira de Freitas, 50, esta que será denominada “Pavilhão Consuelo Pondé de Sena”. O presidente ressalta que o projeto conta o apoio significativo do grupo empresarial do Estado, sob a responsabilidade de uma equipe multidisciplinar, coordenada pelo arquiteto Luiz Humberto Carvalho, envolvendo projetos de recuperação estrutural, arquitetura, arquitetura de interior, acústica, luminotécnica, programação visual, climatização e instalações elétricas, hidrossanitárias, telefônica, lógica, segurança e incêndio e museologia.

Alguns números do acervo: 1392 moedas e condecorações, 75 telas, 27 peças de mobiliário, 24 broches, 23 miniaturas (bustos), 8 peças de louça, 7 bandeiras, 5 álbuns de fotografia, dentre outros.

#photo

1 visualização