top of page

Memória da Revista IGHB

A Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia - IGHB foi criada após aprovação do Estatuto em 10. de junho de 1894. O primeiro número data de setembro de 1894. Publicado pela Typographia e Encadernação do Diário da Bahia. Com a periodicidade trimestral.

 

Opresidente do IGHB Dr. Tranquilino Leovigildo Torres instituiu a Comissão de Redacção da Revista, livros e jornais com a finalidade de organizar periódico. Ela foi composta por: Dr. João Nepomuceno Torres, Dr. Filinto Justiniano Ferreira Bastos, Dr. Satyro de Oliveira Dias.

 

No primeiro Estatuto do IGHB, aprovado nas sessões de 17 de junho e 15 de julho de 1894, consta no projeto editorial:

 

Art. 10. d10. Publicar trimestralmente a Revista do Instituto que se dividirá em três partes:

 

1a. As actas das sessões; os discursos do presidente e do orador; e o relatório do 10. Secretário, apresentado na sessão anniversaria. Nesta parte se publicará bienalmente a lista dos sócios existentes, por suas diversas categorias, com declaração da data de sua admissão no Instituto, bem como a dos sócios admitidos e falecidos.

 

2a. Os trabalhos ou memorias dos sócios, documentos e artigos relativos aos fins a que se propõe o Instituto, originaes ou extractos, publicados por outras sociedades, ou pessoas litteratas, nacionais ou estrangeiras, precedendo a respeito delas o relatório de uma comissão do seio do Instituto para esse efeito nomeada.

 

3a. As biografias

 

Ao longo de 125 anos, a Revista se ajustou ao contexto de cada época e,consequentemente, modificouparte de seu projeto inicial. Em dezembro de 2009, quando fora eleita Diretora de Publicação, na chapa da presidente do Instituto Profa. Consuelo Pondé de Sena, a Profa. Maria Nadja Nunes Bittencourt apresentou à diretoria, recém empossada, um novo projeto para a Revista do IGHB. Propôs uma identidade visual moderna e um projeto editorial consistentepara atender às exigências dos leitores contemporâneos. Este projeto tem sido mantido, e agregou-se alguns valores representativos à memória histórica da Bahia.

 

Em 2018, a atual diretoria presidida pelo Dr. Eduardo Moraes de Castro aprovou a inserção no projeto editorial um foco representativo sobre os heróis baianos, para valorizar os exemplos de luta, missões e abnegações que dignificaram a memória histórica dos baianos.

Finalidade

Trata-se de um periódico de edição do IGHB, cuja finalidade é a de divulgar textos de autoria dos associados, da comunidade baiana e brasileira, com rigor científico, para contribuir na composição da memória histórica e geográfica nacional. Além de trabalhos de pesquisa histórica e geográfica, não somente de interesse local, como também de suas relações com a história geral do país na qual a Bahia seja protagonista. A Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é um instrumento de disseminação do conhecimento das Ciências Histórica e Geográfica e da Cultura e Artes da Bahia.

Periodicidade

A periodicidade inicial foi trimestral, e hoje se mantém anual.

Tem como política de distribuição a gratuidade. Os associados recebem um exemplar, assim como os Institutos, bibliotecas e espaços culturais que praticam o intercâmbio com o IGHB.

Conselhos da Revista

A Revista do IGHB integra dois Conselhos, um nacional e outro internacional, composto por membros internos e externos à instituição (fixos). Além dos Conselhos inclui um Comitê Científico cuja atribuição é a de peracionalizar as ações e atividades de produzir a Revista.

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png

Horário de funcionamento do IGHB

 

Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 13h às 18h

 

Arquivo: de segunda a sexta, das 13h às 17h

 

Administrativo: de segunda a sexta, das 13h às 18h

instagram ighb.png
bottom of page