top of page

IGHB e ABI  reverenciam o 2º ano da 'LAUDATO SI'


O meio ambiente é o tema do evento “Ano 2 da Laudato Si” (Louvado sejas) que o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e promovem, às 16h30 do dia 24 de maio.

O evento, aberto ao público, terá três palestrantes: o ambientalista Eduardo Athayde, diretor da WWI (Worldwatch Institute) no Brasil; o ambientalista Juliano Matos, ex-secretário do Meio Ambiente do Governo baiano; e o padre Manoel de Oliveira Filho, representante da Arquidiocese de Salvador.

“Ano 2 da Laudato Si” - homenageia a encíclica que o Papa Francisco lançou em maio de 2015 com o propósito de “entrar em diálogo com todos acerca da nossa casa comum”. O Papa reposicionou o tema do meio ambiente e estabeleceu a gravidade da situação em que o planeta se encontra. Na primeira parte do documento, ele salienta que os temores face às ameaças à Terra não são recentes e relembra que o Papa João XXIII, há 50 anos, expusera isso na encíclica “Pacem in terris” (Paz na Terra).

TRÊS PONTOS DE VISTA

O padre Manoel de Oliveira Filho, pároco da Igreja da Ascensão do Senhor, no CAB, substituirá Dom Murilo Krieger, no evento, porque o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil estará, na ocasião, cumprindo agenda em São Paulo. O padre Manoel, que tem o privilégio de pregar num dos templos de Salvador mais cercado de verde, tratará do documento papal de 2015, de suas repercussões no Brasil e no mundo. O consultor e ambientalista Juliano Matos discorrerá sobre a atual situação em que se encontra o território baiano, afligido, sobretudo no semiárido, pela seca que já perdura há cerca de sete anos. Neste instante, a maioria dos 417 municípios da Bahia está sob estado de emergência ou estado de calamidade pública. O problema se estendeu à capital do estado e há, de fato, perspectiva de adoção de controle do abastecimento de água. O ambientalista Eduardo Athayde, que também é dirigente da Associação Comercial da Bahia (ACB), falará sobre a Amazônia Azul, que é o conjunto de ações que visa a preservação e o aproveitamento econômico do litoral brasileiro, inclusive da Baía de Todos os Santos. A propósito, Athayde é um dos responsáveis pela elevação dessa baía ao patamar de uma das mais belas baías do mundo. O palestrante falará também sobre as ações da WWI no mundo. O evento da próxima quarta-feira no IGHB terá a presença dos presidentes dessa instituição, o empresário e bibliófilo Eduardo Morais de Castro, e da ABI, jornalista Walter Pinheiro. Eles e os presentes farão eco às palavras de Papa Francisco na sua “Laudato Sí”: “Esta irmã [Terra] clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos.”

Texto base: Luis Guilherme Pontes Tavres

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page