top of page

O Arquivo Histórico Theodoro Sampaio reúne preciosidades, tais como: manuscritos de poemas de Castro Alves, Cartas de Antônio Conselheiro, sugestão de Pedro Deway para que se realizasse a abolição gradativa da escravidão na Bahia, autógrafos da Sóror Joana Angélica, partituras do Te Deum do Maestro Damião Barbosa, partituras de Alfredo Correia. Além desses papéis de elevado interesse histórico, possui os arquivos particulares de: Dr. Theodoro Sampaio, Dr. Antônio Moniz Ferrão, Dr. Braz do Amaral, Cons. Angelo Moniz da Silva Ferraz, Manoel Ignácio da Cunha Menezes (Barão do Rio Vermelho), Cons. João Ferreira de Moura, Mal. Aristóteles de Souza Dantas, Sra. Joselita Almeida (recortes de jornais), Dr. Mário Piva (recortes de artigos na imprensa), Dr. Carlos Alberto de Carvalho, alguns documentos do historiador Pedro Calmon, Cartas do Dr. Severino Vieira, documentos do Dr. Maurício Wanderley Pinho, da folclorista e Acadêmica, Profa. Hildegardes Viana e ainda da Profa. Consuelo Pondé de Sena.

 

Fotografias existentes no Arquivo Theodoro Sampaio: Álbuns do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Revolta de 1923/24- Batalhão de Polícia Baiana no Sul, Visita de Sacadura Cabral e Gago Coutinho à Bahia, Região do Javari, Base de Serviço (IBGE ), etc.

 

Dentre as fotografias destacam–se: Instituto Agrícola da Bahia, Passagem de Getúlio Vargas em Lobato, Passagem do Ministro Mendonça Lima na Bahia, Antonio Carlos de Souza Dantas (Chefe de Polícia na Bahia em 1912) Embarque de JJ Seabra para o Rio de Janeiro, ao lado de Antonio Moniz, em abril de 1916, entre outras.

Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page